R Day – Encontro nacional de usuários do R

O R Day – Encontro nacional de usuários do R aconteceu no dia 22 de maio de 2018 no Campus Jardim Botânico da UFPR. Foi o primeiro evento no Brasil oficialmente endossado pela The R Foundation, fundação responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas à linguagem R.

O R Day foi concebido para ser um evento satélite da 63ª RBRAS (Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria), que estava programada para acontecer na UFPR, em Curitiba, desde 2016. Para a UFPR, o R Day foi criado como um evento de extensão, portanto sem fins lucrativos e com inscrições gratuitas. Ao total, 295 pessoas estavam inscritas. O gráfico abaixo mostra o número de inscritos por categoria (estudante, profissional ou outro segmento).

Através do geolocalização das respostas, obtido através do formulário de inscrição, podemos ver que houveram inscritos de todas as regiões do país. O mapa abaixo mostra a posição de 88 inscritos, que compartilharam sua locaização. No entanto, já podemos ter uma ideia da abrangência do evento.

O mais importante é que o evento foi pensado para ser guiado pela comunidade, por isso foram abertas propostas para apresentações orais e tutoriais. Foram recebidas 25 propostas para apresentações orais e 14 para tutoriais. Todas as propostas foram de excelente qualidade, mas devido à restrição de tempo e espaço para acomodar atividades em paralelo, foram selecionadas 18 apresentações orais e 8 tutoriais, dos mais variados temas relacionados ao R.

Prof. Paulo Justiniano (LEG) na palestra de abertura.

Prof. Paulo Justiniano (LEG) na palestra de abertura.

Além de todas estas apresentações, ocorreram 3 conferências principais, realizadas por pessoas convidadas pela comissão organizadora. O primeiro conferencista foi o professor do Departamento de Estatística da UFPR, e membro do LEG, Paulo Justiniano Ribeiro Jr. Ele falou sobre a história do projeto R e suas experiências pessoais, que se confundem com a história do R no Brasil. Sua palestra virou matéria aqui no blog, e o vídeo completo dessa apresentação também está disponível (ver link na matéria). O professor Paulo foi e é uma das importantes personalidades ligadas com a difusão do R nacionalmente.

O segundo palestrante foi Rondon de Andrade Porto, cientista de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mostrou como o R é utilizado para gerar visualizações e relatórios dinâmicos no CNJ. A conferência de encerramento foi realizada pela Gabriela de Queiroz, fundadora do R Ladies, que contou como surgiu o R Ladies e o importante papel que essa comunidade tem na difusão do uso do R no Brasil e no mundo.

Gabriela de Queiroz (R Ladies) em sua apresentação remota.

Gabriela de Queiroz (R Ladies) em sua apresentação remota.

Pelo número de participantes e o feedback positivo que temos recebido, vemos que existe uma demanda muito grande por eventos que reunam usuários de R no Brasil. Hoje em dia a comunidade que usa a linguagem no país é bastante grande, diversificada e esparsa. Por isso, o objetivo é tornar o R Day um evento anual a nível nacional que permita difusão de conhecimento e criação de rede de relacionamentos. Além disso, contando com a tradição do uso e difusão do R pela UFPR, esperamos em algum momento também sediar uma useR!, o evento internacional “oficial” do R.

Participantes do R Day que ficaram até o final do evento.

Participantes do R Day que ficaram até o final do evento.

Você pode ver mais fotos do evento neste álbum. Os materias (slides, scripts, etc) utilizados pelos apresentadores estão disponíveis nesta página.

Agradecemos a todos que compareceram, e especialmente aos apresentadores que se disponibilizaram e fizeram o evento acontecer da melhor forma possível. Também agradecemos aos nossos patrocinadores pelo apoio financeiro, à “The R Foundation” pelo reconhecimento do R Day e a sociedade científica da RBras que apoiou a iniciativa de ter o R Day como evento satélite da 63ª Reunião da RBras.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To create code blocks or other preformatted text, indent by four spaces:

    This will be displayed in a monospaced font. The first four 
    spaces will be stripped off, but all other whitespace
    will be preserved.
    
    Markdown is turned off in code blocks:
     [This is not a link](http://example.com)

To create not a block, but an inline code span, use backticks:

Here is some inline `code`.

For more help see http://daringfireball.net/projects/markdown/syntax

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">