“R”eflexões: um pouco de história e experiências com o R

O R Day – encontro nacional de usuários do R – aconteceu na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba/PR, na última terça-feira (22/05/2018) como evento satélite da 63ª RBras (Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria).

O professor Paulo Justiniano deu a conferência de abertura intitulada “R”eflexões: um pouco de história e experiências com o R. Nela ele conta sobre a história do projeto R, as ações que levaram a sucesso do R, a relação dele e da UFPR no processo de difusão do R no Brasil e sobre a filosofia de software livre e código aberto.



O Prof. Paulo Justiniano Ribeiro Jr é a principal personalidade responsável pela difusão do R do Brasil. Durante o seu doutorado em Lancaster com o Professor Peter Diggle, o PJ desenvolveu o pacote geoR que compôs o conjunto dos primeiros 100 do projeto R. Um ano depois, foi submetido o pacote geoRglm. Hoje existem mais de 12 mil pacotes oficiais no CRAN.

Além disso, o Professor Paulo colocou no ar o primeiro espelho do CRAN da América do Sul, iniciantemente mantido pelo Departamento de Estatística da UFPR (DEST). O DEST adotou amplamente o uso de software livre e o R como software para ensino de Estatística.

A contribuição do PJ como desenvolvedor do projeto o R só perde para a sua contribuição como pessoa que inspirou e ensinou milhares de usuários de R no Brasil através da disponibilização de material didático, cursos e suporte nas listas de discussão.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To create code blocks or other preformatted text, indent by four spaces:

    This will be displayed in a monospaced font. The first four 
    spaces will be stripped off, but all other whitespace
    will be preserved.
    
    Markdown is turned off in code blocks:
     [This is not a link](http://example.com)

To create not a block, but an inline code span, use backticks:

Here is some inline `code`.

For more help see http://daringfireball.net/projects/markdown/syntax

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">