About

O Blog do LEG é dedicado a publicar matérias com conteúdo acadêmico relacionados as áreas de estatística e computação. Nosso princípio fundamental é o uso de software livre e código aberto e com esse blog desejamos ampliar o seu uso e divulgação. Os estudantes de graduação e pós graduação são nosso alvo principal.

A maior parte das matérias terá como estrela principal o R. As demais serão sobre Latex (e sua integração com o R), Shell, Emacs, Git e por aí vai.

Vários fatos nos motivaram a fazer esse blog. 1) existem pouquíssimos blogs sobre R escritos em português atualmente ativos. O último post em português publicado no R-bloggers é de Dez/2012 e no período de um ano até essa data apenas 3 blogs deram contribuições. 2) existe muito material didático escrito sobre R na internet porém acessível àquela parcela que lê em inglês e essa não é a realidade do estudante de graduação de ensino público no Brasil, lamentavelmente. 3) o LEG mantém arquivos de aula e cursos na web porém, embora sejam abertos, é de conhecimento quase que exclusivamente dos alunos da UFPR. Com base no que foi dito, esperamos com esse blog disponibilizar mais conteúdo voltado para estudantes e usuários de estatística ou das ferramentas computacionais afins.

Esse blog surgiu logo após o início do mês de Agosto de 2015. Foi instalado e é mantido pelo Professor Fernando Mayer (LEG/UFPR) e conta com a colaboração de todo o Grupo LEG. O blog é um WordPress instalado em um servidor Linux (Ubuntu Server 14.04) devidamente equipado (LAMP = Linux, Apache, MySQL e PHP).